Pensei que fosse depressão, fiquei desesperada, pois meu humor estava igual uma montanha russa. Me sentia triste, insegura, irritada, baixa auto-estima e sensação de incapacidade de cuidar da minha filha. Que tristeza, o que estaria acontecendo comigo??
Até que num dia lindo de sol chamei meu marido e falei TUDO... deixei claro que eu não estava normal, sentindo coisas horríveis e precisava de um médico urgente. Tinha medo de ficar sozinha, de chegar perto da janela e até de atravessar a rua. Ahhh, e tem outro detalhe, nem pensar em dar banho na Melissa, meu marido e minha mãe é quem davam.
Foi quando minha mãe entrou no quarto, eu aos prantos, me mostrou um artigo que falava sobre o tal Baby Blues. Então, iniciei pesquisas na net, falamos com meu médico, pois queria saber o que eu tinha na verdade. Descobri que apesar de ser desconhecido Baby Blues atinge 80% das mulheres. E me atingiu!
É uma melancolia pós-parto e geralmente começa assim que voltamos da maternidade, como se fosse uma depressão, porém mais leve e passageira. Os sintomas duram mais ou menos 1 mês e vão diminuindo gradativamente. Por ter os sintomas muito parecidos com a depressão (irritabilidade, mudanças de humor, indisposição, tristeza, medo, insegurança, baixa auto-estima, vontade de chorar sem motivo e por fim sensação de incapacidade de cuidar do bebê) é facilmente confundido.
Portanto, mamães que acabam de chegar da maternidade com seu filhinho no colo todas chorosas, é imprescindível observar se tem algo de estranho. Fale tudo o que está acontecendo de diferente a uma pessoa mais próxima e se estiver sentido tudo o que foi descrito acima, fique atenta e observe se os sintomas com o passar dos dias estão realmente diminuindo. Se o contrário acontecer pode ser que essa melancolia pós-parto tenha evoluído para uma depressão convencional. Então, é hora de procurar ajuda de especialistas.Bjs, bjs!
Nenhum comentário:
Postar um comentário