quarta-feira, 21 de março de 2012

Primeiros socorros


Oi gente demorei mais volteiiiii...

Hoje vou escrever sobre primeiros socorros, assunto interessantímo para os pais. Precisamos estar atentos e ter cuidados com tudo em casa quando temos uma criança que está a todo momento explorando o ambiente e curiosa para experimentar tudo o que encontra. Minha filha quando engatinhava já era um perigo agora que está andando então, é só correria, pois quer conhecer cada canto da casa. Os pais são responsáveis por fazer da casa um ambiente seguro. Os sustos e preocupações com quedas, cortes, queimaduras e intoxicações fazem parte da rotina da família. Mas o que fazer quando um acidente acontece? Buscar atendimento médico sempre é o melhor, mas as vezes temos que prestar socorro imediato à criança e nesse momento o que conta é saber o que fazer e a calma.

Ai!!! Levou um tombo e agora...

uma queda poderá trazer consequências graves. A criança poderá ter cortes, fraturas e pelo menos alguns arranhões é inevitável. Quando a criança se arranhar lave com água e sabão isso é o suficiente. Quando ela se cortar lave também e comprima o local com uma gase e se o sangramento não parar leve para o pronto-atendimento. Se o sangramento for na boca pressione com um pano limpo e em seguida dê algo gelado para a criança chupar, assim o sangramento deve parar. Se bater a cabeça, é necessário observar se a criança ficará com uma forte sonolência, se as pupilas ficarão desiguais e se ela apresentará algum tipo de confusão mental. Nas primeiras horas após a batida se a criança vomitar pode ser indício de traumatismo craniano. Mantenha a criança acordada para que ela seja melhor observada. Em relação as fraturas, saiba que os ossos das crianças são mais flexíveis, portanto não quebram facilmente, porém se houver algum estalo, dor, inchaço, área rouxa ou vermelha, membros fora do lugar, evite movimentar a parte do corpo, acalme a criança e leve-a ao pronto-socorro.

Queimaduras...

o atendimento e o tratamento de uma criança com queimaduras vai depender da gravidade da queimadura. As mais sérias devem ser tratadas somente no hospital. No caso das mais leves use apenas água corrente e sabão para limpar o local, água fria para dar a criança sensação de alívio. Não cubra a queimadura, não mexa e nem fure as bolhas, não use pasta de dentes no local, nem óleo e folhas de plantas, pois podem causar infecções. Verifique com o pediatra a dose adequada de analgésico para aliviar a dor.

As queimaduras podem ser evitadas se tivermos cuidados simples em casa, como manter os cabos das panelas viradas para dentro e no fundo do fogão, colocar travas na porta do forno. Coloque fósforos, isqueiros, ferro de passar roupa, líquidos inflamáveis fora do alcance da criança. Eu sempre digo criança não combina com cozinha!! Cubra as tomadas com protetores e deixe a criança longe de fios elétricos.

Intoxicação...

os pais devem entrar em contato com o CEATOX- Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das clínicas da Universidade de São Paulo imediatamente, que dará instruções do que fazer por telefone ou corra para o pronto-atendimento o mais rápido possível. Muitos médicos orientam que em caso de ingestão de medicamentos ou produtos químicos não pode oferecer leite, azeite, clara de ovo ou água morna, pois podem dificultar o diagnóstico e piorar o estado da criança. Também não é aconselhavél provocar vômito, pois fará com que o produto ingerido passe novamente pelo esôfago, garganta e boca e piore o estado da criança.

Imagens do google





Encontrei esse cartaz no google, bem interessante, veja:


Engasgo e obstrução...

com a fase oral é natural que a criança leve tudo à boca, querem conhecer o mundo pela boca. Para evitar acidentes é importante os pais verificar cuidadosamente cada brinquedo da criança observando se há partes pequenas que se soltam e oferecem riscos aos pequenos. Se a criança engolir um objeto não tente enfiar o dedo na garganta. Observe se ela está respirando, impeça-a de se movimentar e corra para o pronto-socorro.

O socorro varia de acordo com a idade:

Crianças com menos de 1 ano: Deite-a no seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça em sua mão. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer o socorro em apenas um minutinho.



Crianças de 1 a 8 anos: Peça  a ela para tossir, se não resolver sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadinhas com cuidado em suas costas.

Criança não tem consciência dos riscos e podem até perder a vida em acidentes domésticos, por isso a responsabilidade de oferecer um ambiente seguro aos pequenos é dos pais. Portanto não deixe à disposição remédios, produtos de limpeza, talheres, entre outros produtos que podem oferecer riscos aos pequenos.

Anote os números abaixo em um lugar visível:

  • Corpo de bombeiros 193
  • SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192
  • CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo: 0800-0148110







Nenhum comentário:

Postar um comentário