segunda-feira, 16 de abril de 2012

O sono do bebê



A sociedade impõe alguns paradigmas sobre educação que muitas vezes deixam as mães de primeira viagem, como eu, doidinhas, esquecem que cada criança é de um jeito e tem sua individualidade. O sono do bebê geralmente é um assunto polêmico nas rodas de conversas e cada mãe tem sua receita. Então, fui pesquisar sobre o assunto e tirei minhas próprias conclusões. Chega de ficar doida com os achômetros alheios! Li alguns artigos e tentarei fazer um resumão.

Que delícia dormir, adoro, mas depois da Melissa meu sono nunca mais foi o mesmo!!!! Até os 7 ou 8 meses a Melissa até dormia bem, mas depois disso, aiaiai, já não sei mais o que é dormir uma noite toda. Não reclamo, pois descobri que isso tem boas justificativas, tudo tem o seu lado bom, e atender minha pequena é meu maior prazer.

O sono é uma necessidade básica de todo ser humano e como tudo na vida temos que aprender a dormir. A sensação de sono para um bebezinho é novidade, é um mal estar que ele não entende ainda. Se os adultos lutam pra dormir, imaginem as crianças, principalmente aquelas que estão descobrindo o mundo, começam a engatinhar a andar, daí dormir bem... nem pensar, elas acordam a noite e logo ficam bem em pezinhas querendo sair do berço e praticar, não mesmo mamães?

O sono do bebê é bem diferente do sono do adulto, existem diversas explicações científicas na qual não irei me aprofundar muito. O adulto já inicia seu sono em um estágio profundo e o bebê  começa em um estágio de sono bem levinho. Os bebês passam por estágios que são mais curtos do que dos adultos e nessa transição do sono profundo para o sono leve pode ser que ele se desperte, principalmente se estiver com frio, calor, fome ou com sede. Quando as necessidades são atendidas alguns bebês precisam de ajuda novamente para voltar a dormir. Imaginem se o bebê dormisse  a noite toda, suas necessidades básicas não seriam supridas. Então, acordar a noite é questão de sobrevivência. O bebê precisa comunicar suas necessidades físicas e emocionais. Aqueles que mamam no peito, inclusive, acabam acordando mais vezes, pois o leite materno é digerido com mais rapidez.

A medida que crescem, os bebês vão alcançando maturidade no sono, mas ainda acordam conforme vão se desenvolvendo. Acontecimentos importantes como, sentar, engatinhar e andar levam os bebês tentar repetir aquilo que aprendeu durante o dia, a noite. Outros fatores também podem levar o bebê acordar, como o tipo de alimento digerido antes de dormir, a ansiedade da separação da mãe e até mesmo pesadelos.

No texto que li no site do guia do bebê sobre o sono, diz que há pesquisas que comprovaram que o sono leve do bebê ajuda o cérebro a desenvolver-se, pois o fluxo sanguíneo até o cérebro quase dobra durante o sono leve ou REM (quando há a movimentação dos olhos e o corpo está relaxado) . Durante o sono leve, o organismo trabalha na produção neurológica e acredita-se que o cérebro usa esse período para processar informações adquiridas durante o dia. No estágio de sono leve, os centros mais elevados do cérebro permanecem operando, mas durante o sono profundo esses centros são desligados e o bebê é mantido através dos centros inferiores do seu cérebro. É interessante notar que prematuros passam ainda mais tempo do seu sono (aproximadamente 90%)  em REM, talvez para acelerar o crescimento cerebral.

Outro fator que poderá influenciar no sono do bebê a noite é a soneca tirada durante o dia. Até os 4 ou 5 anos a criança precisa tirar uma soneca durante o dia porque o ciclo do sono precisa estar completo para a criança não ficar irritada, chorosa e infeliz. A criança precisa de pelo menos uma hora de descanso pra se refazer. É importante que todos os dias ela tire uma hora de soneca com qualidade para que complete as fases do ciclo do sono e assim também tenha uma noite mais tranquila. Se for preciso esticar as sonecas colocando o bebê para dormir novamente no meio da soneca, faça-o, pois esse é um aprendizado que alguns bebês muitas vezes não conseguem sozinhos, eles dependem de ajuda, conforme eu já citei. Se o bebê dormir melhor no seu colo ou mamando ou precisar ser embalado novamente, que seja. É importante evitar que o bebê fique irritado e demore muito pra dormir. Assim ele vai aprendendo a lidar com a sensação de sono.

Para o bebê adormecer e ter um soninho de qualidade é importante proporcionar um ambiente escuro, com musiquinhas adequadas ou sons apropriados para esse momento, como sons repetitivos de chuva, de mar, ar condicionado, ventilador entre outros da rotina da casa. E a noite na hora de dormir não esqueça de seguir um ritual bem gostoso para que seu filhinho durma cedo e bem tranquilo!! Bom soninho a todos!


 Já está quase na hora de fazer nenê nanar!!!!!
 Meu docinho!!! Nana nenezinho!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário