quinta-feira, 31 de maio de 2012

Acessos de raiva da criança


Quais os pais que ainda não passaram por isto? Seu filho todo lindo, meiguinho, o “gut gut” de todo mundo, dá aquele show em público ou quando tem visitas em casa, afff... pois aconteceu comigo!!! Não sabia onde enfiava a minha cara, e o pior, sempre achei que nunca fosse acontecer comigo! Fiquei sem reação por alguns segundos, sem acreditar no que acontecia diante os meus olhos. Acalmei-me, respirei fundo, peguei a minha filha no colo e falei bem firme olhando nos olhos que ela não poderia agir assim, que esse tipo de atitude não é legal. Melissinha continuou chorando no meu colo, porém um pouco mais calma. Tudo isso porque ela queria andar. Estávamos na área de iluminação da loja Étna, imaginem só a Melissa solta ali, nem pensar.
Muitos pais não sabem o que fazer nesses momentos? Não é mesmo? Sei muito bem que é um considerado comportamento normal de bebês depois do primeiro ano, mas ver minha filha se comportando assim, me assustou.
Cada pai tem uma reação, tem a forma de disciplinar seu filho que julgue ser correto, mas gostaria de deixar aqui algumas dicas que podem trazer resultados!
Podemos até tentar mais nem sempre conseguiremos conter essas explosões. Acredito que uma abordagem dos pais firme e neutra é o que pode ajudar. Mesmo que pareça ser cruel, tente ignorar, pois o contrário poderá piorar  e prolongar a situação.
Algumas pessoas já me perguntaram porquê as crianças dessa idade tem esses acessos de raivas que geralmente acontecem em público.  Em primeiro lugar, num espaço público elas ficam muito excitadas com as novidades, com as pessoas ao seu redor, tudo é novidade e é claro, querem explorar cada canto e principalmente não querem ser contrariadas. Além disso, percebem que a atenção dos pais está voltada para outras coisas e querem-na de volta. Elas são espertinhas demais e sabem que em público podem chamar atenção dos pais rapidamente. 
Acredito que manter-se à parte é o melhor até a criança se acalmar. Se estiver fora de casa leve-a para o carro,  e depois que estiver mais calma  converse sobre a atitude. Não alimente o nervosismo, nem rotule  a criança como a nervosinha ou irritadinha,  pois o feio foi a atitude da criança e não a criança. Explique que ficar irritada não vai adiantar nada, e fazer escândalos não é aceitável. Pode ser que esses acessos de raiva se repita mais vezes, mas cada oportunidade de disciplinar é uma oportunidade de ensinar e o objetivo da disciplina é que a criança incorpore seus próprios limites, portanto depois da qualquer medida disciplinar sente-se com a criança pegue-a no colo e com amor explique que ela não pode agir assim e o porquê. 

Bom, espero que dê tudo certo pra vocês e não se esqueçam "Quem ama, Educa" (Içame Tiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário