sexta-feira, 27 de abril de 2012

DECOR COM CONVIDADA ESPECIAL: QUARTO DE BEBÊS

Mamães queridas,
já faz tempo que estou me planejando para falar sobre decoração de quartos de bebês, mas sempre que parava pra montar um post não conseguia terminar, pois  achava que estava faltando informações importantes que só mesmo um profissional poderia me ajudar.  Até que tive a brilhante idéia de convidar uma amiga muito querida, que conheço mais de 10 anos, pra escrever sobre o assunto. Fabíola Chaves, arquiteta e dona do blog " De tudo um pouco" ou seja expert no assunto. Ela montou um texto cheio de informações ricas sobre decoração.

Ahhh, vale a pena fazer uma visitinha no blog dela, há dicas super interessantes sobre "De tudo um pouco" ehehehe. 
Segue o post.
 


Em 26 de abril de 2012 22:24, por Fabiola Chaves;

Amo quartos de bebês e crianças, e é uma parte da casa onde se investe um bom dinheiro e muito tempo assim que se descobre q a família vai aumentar! Tenho arquivadas nas minhas imagens uma porção de quartos infantis que já salvo há algum tempo na internet... (ahhh se esse Pinterest existisse há alguns anos... rs... ah! esse assunto de Pinterest tava merecendo um post, mas existem tantos na internet que tô desistindo). Enfim... Existem coisas importantíssimas pra um quarto de criança, outras nem tanto, mas que se forem levadas em consideração vão ajudar demais as mamães e os papais... Outras q simplesmente são fofas e ponto! Minha amiga Vanessa do Mamãe Blogueira me sugeriu fazermos um post sobre isso, por ser uma mamãe preocupada com o crescimento e desenvolvimento das crianças. E eu resolvi postar aki no DE TUDO UM POUCO também!

Aí vão algumas dicas práticas pra um quarto infantil:

1) Móveis:

Os que merecem um primeiro investimento são berço/cama, armário e cômoda. Poltrona e cama auxiliar são muito úteis pra um quarto de bebês também.
2) Decoração:
Menino, menina, gêmeos, irmão mais velho com irmão mais novo... Cada caso é um caso, um dinheiro investido, uma cor predominante, uma disposição diferente dos móveis...
Sugiro escolher uma ou duas cores pra nortear a escolha de peças decorativas. Não faça tudo de uma cor só! Outro dia vi um quarto de bebê na internet toooodo branco, super depressivo! As cores estimulam os sentidos e aguçam a curiosidade dos pequenos. Se os móveis forem todos brancos tente jogar peças de cores diferentes, como uma poltrona em um tecido diferente, ou uma parede, e a partir deles tudo o q vai entrar no quartinho, como nessa foto:

Aqui o vermelho da poltrona puxou toda a decoração do quarto!
Esse quartinho é da bebê da "Mamãe Blogueira" Vanessa. As cores da parede e tapete alegraram o quartinho florido da pequena Mel.
Eu aconselho fugir do "mesmo": rosa para meninas, azul ou bege pra meninos, móveis todos brancos, quartos com temas "passageiros" ou "da moda"... Mas é o que mais agrada as mamães... No entanto, lembre-se que é o mais... óbvio... kkk.


Cores fortes não são proibidas, mas não podem ser usadas com exagero! As crianças precisam de um ambiente calmo pra conseguirem pegar no sono!
DE GUSTAVO AMORIM, DA GRÃO ARQUITETURA, PARA A MOSTRA MORAR MAIS




Misture as cores dos móveis! Pode usar branco com colorido, branco com madeira... Não se prenda em fazer tudo exatamente no mesmo tom de madeira! Olha nesse quartinho o branco e o preto juntos, q lindo q ficou!

Se o quarto é pequeno, não "entulhe" com todos os móveis e apetrechos que achar por aí! Lembre-se que o quarto precisa ser usado para outras atividades - brincar, estudar, vestir-se - e não somente dormir.

Customize! Não precisa ser tudo feito pelo marceneiro! Existe muita coisa pronta bonita, mas nada é mais original do que o toque da mamãe, da vovó, ou de alguém muito querido da família.

Setorize o quarto - lugar de dormir, lugar de amamentar, lugar de trocar, lugar de brincar, lugar de estudar... Vai ser mais fácil pra organização e é um bom começo pra quem quer ensinar desde cedo que cada coisa e cada atividade tem o seu horário e lugar. Dentro desse assunto, não acho legal tv no quarto... Mas isso varia de acordo com princípios de cada um. Se não abrir mão dela, não a coloque e evidência e não acostume a criança a dormir com ela ligada a noite. Já um sonzinho com uma música de ninar... Até eu quero no meu quarto! Acalma, avisa a hora do descanso e prepara a criança pro soninho.

Disponha os móveis de maneira prática nos quartos dos bebês. Pense em tudo o que vai fazer e vá planejando onde e como colocar cada móvel (trocar, mamar, dormir). Melhor não colocar o berço e o trocador muito próximos de uma janela...  Tire o berço da "corrente de ar". Meio bobo falar isso, mas já vi...


Se forem irmãos de sexos diferentes, escolha cores que sirvam pra ambos ou eleja um lado pra cada um.



3) Limpeza/ Saúde/Segurança

Se a mamãe ou o papai tem algum tipo de alergia, a criança terá muita chance de ser alérgica também. Portanto, recomendo muito cuidado ao "lotar" os quartinhos de móveis com reentrâncias e cortinas e mosquiteiros cheios de babados! Essas peças acumulam - muita! - poeira. Bichos de pelúcia e tapetes também são acumuladores dos ácaros! Tapetes antialérgicos e elementos decorativos laváveis em máquina e móveis e pisos fáceis de limpar são os mais aconselháveis. Quando meu primeiro filho nasceu, minha médica alergologista não queria tapetes, cortinas, brinquedos, mosquiteiro e nem bichos de pelúcia no quartinho! Coloquei tudo (bem pouquinho... não resisti!), mas tinha o cuidado de lavar de 3 a 4 vezes por mês cada item desses... O bonito dá trabalho também... rsrs...


Deixe a luz saudável do sol entrar!
Paredes amarelinhas e detalhes coloridos pros meus pequenos - um menino e uma menina.

Se possível, deixe o centro do quarto livre pra quando as crianças quiserem brincar ou "ler", lembrando de adquirir peças com cantos arredondados. Confira se tudo o que está no nível das crianças podem realmente ser alcançados por elas, além de proteger as tomadas e as batidas de portas.

Mais uma foto do quarto da Mel, que tem o centro do quarto pra "bagunçar"!

Inspirado nos Beatles! É impressão minha mas esse berço é comprido??? Pequei aki: http://www.quartodebebe.net/quarto-de-bebe/menino/quarto-bebe-inspirado-beatles/


4) Quartos "Duráveis"

Os quartos de bebês cheios de móveis de bebês vão durar o tempo do bebê, ou seja, no máximo 2 anos... Se você não quiser correr atrás de toda uma nova decoração depois que seu bebê virar uma criança, é melhor já começar a pensar nisso... A cama que hoje é a auxiliar pode servir de cama principal daqui 2 ou 3 anos. O trocador pode virar uma cômoda (por isso eu acho melhor já comprar uma cômoda e improvisar um trocador sobre ela). Aqueles armários totalmente de bebês, sabe, com vidrinhos imitando janelinhas? Se você não estiver afim de doá-los daqui um tempinho, invista num armário sob medida ou mesmo um que possa "aguentar" as coisas de uma criança maior.
Pinturas e brinquedos são mais fáceis e mais baratos de serem trocados. E trocando apenas essas partes, já vai parecer que você mudou o quarto inteiro!



5) Desenvolvimento

Por último... Pense num quarto onde a criança possa pegar, jogar, guardar, aprender, pintar, brincar, se divertir, descansar, interagir, pensar... enfim, crescer.
Num parece um quarto onde a criança vai se sentir super à vontade?



Se forem crianças que já sabem o que querem, coloque no quarto as caracteristicas deles. Não faça a decoração dos seus sonhos, mas a decoração dos sonhos e necessidades dos pequenos (nada mais chato que um quarto rosa pra uma menina q ama azul, né?)




Por fim...Viaje na decoração... não se prenda ao que eu disse... não se prenda na mesmice dos quartos que aparecem no google quando vc digita: "quartos de bebês", pense no melhor pro bebê/criança levando em consideração espaço, dinheiro, desenvolvimento. Seus filhos vão amar saber que tudo foi feito com tanto carinho!











Nenhum comentário:

Postar um comentário