sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O brinquedo ideal

Brinquedo, assunto importantíssimo quando falamos sobre a infância!

O brinquedo é essencial para o desenvolvimento infantil  e contribui para a construção do mundo da criança. Ele traz experiências novas, estimula a criança criar situações inusitadas e dar asas a imaginação.

Pesquisas apontam que crianças que brincam mais e que tenham ferramentas para o brincar "os brinquedos", são mais criativas e crianças que brincam em grupos apresentam menos problemas de convivência na sociedade. Fantástico, "bora" todo mundo brincar!

ATENÇÃO!!! Observe bem cada ítem para que o brinquedo não ofereça riscos as crianças. Todo mundo em casa super atentos hein!! Para ter certeza de que a brincadeira vai ser divertida e sem perigo, aos pais cabe não apenas preocupar-se em escolher corretamente os brinquedos e vigiar a criança que brinca, como estimulá-la a ser responsável e ensinar cuidar deles.

O Guia dos brinquedos e do brincar da fundação Abrinq nos dá algumas dicas sobre segurança:
  • Leia sempre cuidadosamente as instruções, para não correr riscos. 
  • Não esqueça de tirar e desfazer todas as embalagens de um brinquedo antes de dá-lo a um bebê ou a uma criança bem pequena. Observe que brinquedos para crianças de menos de 36 meses devem ser formados por peças grandes, pois podem ser levadas à boca. 
  • Assegure-se que o meio ambiente de um bebê esteja isento de perigos. Brinquedos para o berço e móbiles devem ser retirados do berço quando o bebê atinge cinco meses ou começa a se apoiar nas mãozinhas ou nos joelhos.  
  • Animais de pelúcia, chocalhos, colares de contas, nunca devem ser suspensos no berço, no quadrado ou no carrinho, com cordas ou tiras. 
  • Aconselha-se revisar os brinquedos periodicamente para detectar avarias menores e recomendar à criança que avise quando o brinquedo precisa ser consertado.
  • Não se deve deixá-los na intempérie, pois a chuva e
    a umidade produzem oxidação e danos que aceleram os riscos de acidente. Ensine a criança a guardar seus brinquedos em locais apropriados. 
  • Guie-se pela idade recomendada pelo fabricante e procure ler as mensagens e advertências que apareçam na embalagem
  • Leve em consideração as características da família e sobretudo as idades das crianças menores. Um brinquedo desenhado para crianças maiores é inadequado para as menores e pode, inclusive, ser perigoso.
  • Seja especialmente cuidadoso ao escolher brinquedos para menores de 36 meses. Não compre brinquedos com peças muito pequenas que podem ser engolidas ou aspiradas, inclusive bolinhas e brinquedos com pontas afiadas e bordas cortantes.
  • Assegure-se de que chocalhos flexíveis, guizos, mordedores, sejam suficientemente grandes para não caberem por completo na boca do bebê,mesmo quando estejam bem dobrados.
  • Sem levar em conta a idade da criança, se ainda põe objetos na boca, assegure-se de que são suficientemente grandes para não serem engolidos ou obstruirem a boca ou a garganta. Certifique-se de que as costuras dos bichos de pelúcia e das bonecas de pano estejam firmes e resistentes, bem como olhos, nariz, botões, laços e outros enfeites, estejam bem costurados e não se desprendam nem possam ser
    mordidos.
  • Compre brinquedos elétricos com peças que se aquecem apenas para crianças maiores de oito anos e ensine-os a brincar com eles somente na presença de
    adultos.
  • Verifique que flechas e dardos tenham pontas cegas ou cobertas com copos de sucção de borracha, cortiça ou outros materiais protetores. Confirme se as pontas
    estão firmemente aderidas à haste da flecha ou dardo.
  • Procure as indicações “lavável a mão ou a máquina” nos brinquedos de pelúcia e tecido.
  • Se comprar um baú para guardar brinquedos, certifique-se de que tenha uma tampa removível ou dobradiças que assegurem que a tampa permaneça aberta. 
  • Verifique se as bordas são arredondadas, que tenha orifícios para ventilação e suficiente espaço entre a tampa e o corpo do baú para evitar que a criança
    prenda os dedos.
  • Atenção aos brinquedos de experiências científicas que podem conter matérias químicas tóxicas. Atenção aos brinquedos científicos ou de atividades manuais que podem incluir instrumentos afiados, como tesouras ou vidros.
  •  Atenção aos artigos de natação que não sejam salva-vidas.
  • Atenção aos balões de ar, papagaios ou pipas.
  •  Atenção aos brinquedos de construção para adultos que tenham pontas e quinas agudas antes de montados..

Brinquedos para bebês de 0 a 18 meses

Desde o nascimento os bebês são sensíveis ao seu meio
ambiente e revelam que ao nascer suas percepções sensoriais respondem aos estímulos de olfato, paladar, som, tato e visão. Os bebês aprendem com seus brinquedos noções de tamanho, forma, som, textura e como funcionam as coisas.
Brinquedos vistosos, de várias texturas,estimulam os sentidos da v
isão, da audição e do tato. 
O Guia dá dicas sobre brinquedos para esta fase:

  • Um móbile no berço para ele se divertir até que possa apanhar objetos.  
  • Chocalhos, brinquedos com guizo para apertar.
  • Bonecas de tecido e animaizinhos de pelúcia feitos de materiais atóxicos são gostosos de tocar e abraçar, mas não servem para chupar ou morder. As costuras devem ser resistentes e olhos, narizes devem estar firmemente costurados. 
  • Os mordedores, pois os bebês nesta fase conhecem o mundo pela boca e também alguns começam a cocar a gengiva bem cedo.
  • Quando um bebê já consegue sentar-se está pronto para brincar com cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, com copos ou caixas que se encaixam uns dentro dos outros e com brinquedos ou argolas empilháveis. 
  • Nesta idade os bebês começam a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares. Quando a criança começa a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os que se empurra ou puxa, como um pequeno vagão ou um carrinho de boneca, bem como brinquedos de montar e desmontar, bonecas e bichinhos de pelúcia. Lembrar que tenham peças grandes que não possam ser engolidas, sejam leves para manusear, não tenham pontas ou bordas afiadas,sejam de cores vivas, não sejam tóxicos.

Crianças de 18 a 36 meses
 
"As crianças neste grupo etário são hábeis nos jogos de faz-de-conta, gostam de desempenhar papel de adulto e criar situações fantásticas. Fantasias e equipamentos que
ajudem em seu mundo imaginário são importantes nesta etapa; entre eles lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone. Cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, postos de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca com móveis, também são atração. No mundo particular da criança um brinquedo favorito lhe dá a sensação de segurança e companhia. Uma boneca ou um ursinho de pelúcia ajudaram muitas crianças a superar momentos difíceis de sua vida infantil. Às vezes as crianças expressam suas confidências a um brinquedo e compartilham com ele emoções que guardariam em segredo. Os meios de transporte são fascinantes para as crianças. Caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores divertem esta idade e as posteriores. Os brinquedos ao ar livre como equipamentos para ginástica, veículos com
rodas e a primeira bicicleta com rodinhas de apoio, são apropriados a esta etapa. A capacidade de visualização e treinamento da memória, necessária para desenvolver a
inteligência, pode ser exercitada por meio de jogos que exigem o uso da imaginação ou o cálculo mental, tais como os jogos eletrônicos, os jogos de tabuleiro e os jogos de palavras e de memória criados especial mente para esta faixa etária. Outros brinquedos prediletos deste grupo são os jogos de construção, livros e discos, kits para colorir, tintas, lápis de cera, quebra-cabeças e brinquedos de pelúcia e bonecas."
 
Crianças de 6 a 9 anos
 
"Os jogos de tabuleiro, os esportes de salão e velhos favoritos como as bolinhas de gude e os brinquedos de armar, colaboram no aprendizado das normas sociais. As bonecas com vestidos da moda e aquelas que parecem homens e mulheres em suas profissões, assim como todo tipo de personagens que são parte de uma ação ou trama, são atrativos para meninas e meninos que querem viver experiências de diferentes mundos. Materiais para
impressão, experiências científicas, trabalhos manuais, trens elétricos, carros de corrida, jogos de construção e “hobbies’ em geral, são importantes para que a criança explore o mundo que a rodeia. Para os jogos corporais e a atividade física são apropriados patins de roda e de gelo, bicicletas, pernas de pau, patinetes e outros artigos esportivos. Tintas, lápis de cor, argila para modelar, fantasias, casas de boneca, cidades em miniatura com personagens e veículos, são boa escolha, pois contribuem no desenvolvimento de mundos imaginários e de imitação. Muitos jogos e brinquedos eletrônicos dirigidos a esta faixa etária são classificados como “educativos” porque foram criados para ajudar as crianças no aprendizado de certos conceitos específicos. Por exemplo, os jogos que consistem em formar palavras, igualar letras do alfabeto com objetos diversos ou aprender a manejar dinheiro brincando com notas e moedas. Os brinquedos educativos eletrônicos possuem em geral vozes incorporadas e podem realizar vários jogos com a criança. Os “videogames’ tiveram um êxito passageiro nos anos 80, mas agora parecem definitivamente incorporados àcategoria de brinquedos permanentes, com produtos para crianças, adolescentes e adultos. Muitos jogos oferecem níveis progressivos de dificuldade bem como oportunidades para desenvolver a habilidade e a coordenação e uma compreensão do significado da estratégia no relacionamento humano, em geral através da competição."

Todas as informações acima retirei deste Guia,
http://www.abrinq.com.br/documento/public_guia_brinquedos_brincar.pdf
recomendo a leitura!












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